Coleção Paleontológica

 

Parte integrante do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, o Laboratório de Pesquisas Paleontológicas da Universidade Federal do Acre (LPP/UFAC), que hoje integra o Museu Universitário, foi institucionalizado através da Resolução Nº 19 de 13 de maio de 1983. Desde então realiza pesquisas geológicas, coletas e estudos paleontológicos na Amazônia Ocidental. A maior parcela das peças de que é depositário são oriundas de campanhas de campo realizadas ao longo dos anos.

A criação do laboratório teve o objetivo de estudar o rico material fóssil presente nas formações geológicas que cobrem toda a Amazônia Ocidental. A coleção de fósseis no Acre, que hoje possui mais de 7.000 peças, começou a partir das pesquisas realizadas por Alceu Ranzi no final da década de 1970, ao longo dos rios e estradas que cortam todo o Estado do Acre.

O reconhecimento do trabalho realizado pelos pesquisadores do LPP ficou explícito na Assembléia Geral da Sociedade Brasileira de Paleontologia, no ano de 1999, quando a Universidade Federal do Acre foi escolhida para sediar o XVII Congresso Brasileiro de Paleontologia, ocorrido no período de 05 a 09 de agosto de 2001. Tal congresso trouxe ao Acre aproximadamente 240 participante de 20 Estados brasileiros e de 6 países, contando com a apresentação de 166 trabalhos nas mais diversas áreas da paleontologia.

Hoje, o principal objetivo do LPP/UFAC tem sido aumentar o conhecimento científico no campo da Paleontologia e Geologia da região, em particular no Estado do Acre, e proporcionar aos estudantes treinamento prático através de oportunidades em programas de pesquisas.

©2018 by Milaine Castro

IMG_6805.JPG